Truque de Mestre (por Luiz)

Imagem

Truque de Mestre é o exemplo típico de filme criado para a nossa época. E é muito competente nisso. Porém, é o tipo de filme que divide opiniões entre a audiência e a crítica de uma forma extrema. É claro que, quem interessa, é a audiência.

A glamurização de um crime, mais precisamente, de um assalto, não é novidade em hollywood. É uma das coisas mais antigas dos filmes americanos. Um certo nível maior de inteligência usada para a construção do roteiro desse tipo de filme também não é novidade, pois A Origem foi um grande exemplo de sucesso desse tipo de produção. No entanto, por mais fantásticas que sejam as peripécias do mundo dos sonhos tecido por Chritopher Nolan naquele filme que acaba com o peão girando, Truque de Mestre é um filme sobre espetáculos, então, os olhos saltam mais.

Ainda no nome de Christopher Nolan, vamos lembrar dos filmes do Batman e até de A Origem, que trazem essa glamurização do crime mergulhado em roteiros surpreendentes e inteligentes. No caso, Nolan subverte a maioria desses conceitos – como, por exemplo, o filme de assalto é, na verdade, um filme sobre colocar algo em um lugar e não o roubar, ou ainda, o ladrão que nos surpreendeu tanto não tinha nenhum plano nunca (Coringa). Esses são os pontos principais do cenário dos filmes sobre crime no mundo hoje.

Coincidentemente, esses filmes contam com a presença de Michael Caine e de Morgan Freeman. Atores em seu melhor estado, que dão, agora, à Truque de Mestre, um gostinho melhor em uma relação que esboça um arco interessante que se perde no meio do filme. Aliás, o único fracasso óbvio desse filme tão divertido é isso: a falta de consistência.

Esse é um filme que preza pela surpresa e pelo espetáculo, porém, as coisas ficam tão magníficas que perdem o sentido, se perdem em si mesmas e acabam sem sal. Temos um grande show visual e uma história bacana com personagens interessantes interpretados de forma competente por atuais queridinhos de hollywood, mas, infelizmente, a trama não se conecta com os personagens de forma convincente. A impressão que eu tenho é que foi um roteiro trabalhado por pouco tempo, sem maturar.

Truque de Mestre é um excelente filme, só que não. Se você quer se divertir com um filme de ação com um pouco de massa cinzenta, é um filme perfeito. Com efeitos especiais e visuais nem um pouco exagerados que são muito estimulantes para nossos olhos, é uma ótima diversão. Mas, se você é fã dos filmes inteligentes de assalto – o público que esse filme tentou atender – não vai achar um grande filme. Vai termina-lo com muitas perguntas e as surpresas não satisfarão sua sede por crimes fantásticos.

Anúncios

3 comentários sobre “Truque de Mestre (por Luiz)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s