BATMAN DARK KNIGHT RETURNS (POR LUIZ)

Imagem

Há um consenso entre os leitores de quadrinhos que diz que Batman: O Cavaleiro das Trevas é o melhor quadrinho já escrito. Assim como Watchmen, Batman: O Cavaleiro das Trevas não é só uma história barata de banca de jornal. É uma peça da literatura norte-americana que deve ser lida por todos aqueles que gostam de boas histórias.

Em 1986, a DC lança essa obra-prima de Frank Miller (em quatro revistas, no Brasil) sobre um Batman aposentado que volta a atuar contra o crime. O quadrinho não só transformou a maneira com a qual se olhava para o Batman, mas também reacendeu o hábito da compra de quadrinhos e criou uma legião de novos fãs de Batman e de HQs em geral.

A animação lançada recentemente (a primeira parte em 2012 e a segunda em 2013) é extremamente fiel ao quadrinho. Não esquecendo, é claro, que adaptações devem ser feitas quando se transpõe a mesma obra de uma mídia para outra (no caso, do papel para a tela). Porém, essas adaptações foram muito bem feitas e temos, aqui, uma coisa rara de se ver: uma adaptação bem-sucedida de uma história em quadrinhos. E isso parece exclusividade do Batman, dada a recente trilogia de Christopher Nolan, Jonathan Nolan e David S. Goyer.

Imagem

Não há muito o que revelar sobre a história porque o fator surpresa é essencial para ver essas animações. A cidade está ameaçada por aquela ultra-violência ao estilo Laranja Mecânica. Não pode ficar mais assim. Por isso, o Batman volta. Velho, mas volta. Mas o que a população pensa disso? Onde estará o Coringa? O Batman iá aguentar o tranco, irá resolver o problema?

Batman é o melhor herói que existe, ponto. Ele sempre será o rei de Gotham e dos quadrinhos. E é exatamente isso que se prova com essa história. Para adultos e crianças, o velho Batman ainda mais forte, mais velho, mais violento e, como sempre, fazendo o que a cidade precisa, mesmo não gostando dele. O cavaleiro renegado, o anti-herói. O eterno Cavaleiro das Trevas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s